Notícias

06 novembro, 2017 Segunda fase da campanha contra febre aftosa está em vigor até 30/11

A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa está em vigor e se estende até o próximo dia 30 de novembro. Os criadores locais devem estar atentos ao calendário. Vale ressaltar que a primeira fase foi de 02 a 31 de maio do corrente ano. No Rio Grande do Norte, é necessário vacinar somente animais que tenham até 24 meses de idade.

É importante também lembrar que é preciso fazer a declaração de todo o rebanho na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca de Macaíba (SEMAPE). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo necessária a apresentação da nota fiscal referente à compra das vacinas.

Segundo dados do Portal Brasil, em maio, na primeira etapa de vacinação, foram vacinados 98,28% dos animais, 192,1 milhões de cabeças de um total de 195,4 milhões. Quase todas as unidades federativas já estão livres da doença.

Ainda de acordo com o Portal, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima e São Paulo devem vacinar todos os animais, de qualquer idade. Já os outros estados só precisam dar a vacina em bois e búfalos de até dois anos (como é o caso do nosso estado). A dose é de 5ml e deve ser conservada entre 2ºC e 8ºC, com aplicação feita na tábua do pescoço dos animais.

Mais informações podem ser obtidas através da SEMAPE, ao discar para os telefones: 3271-6539 e 3271-6566.

Andry Morais

Assecom-PMM

LOCALIZAÇÃO