Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura esteve presente em uma reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) do Serviço de Assistência a Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e Vítimas de Violência Sexual do Município de Macaíba. A reunião aconteceu no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, sendo coordenada pelo Instituto Santos Dumont.

O Poder Executivo Municipal esteve representado pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Conselho Tutelar, Vigilância Epidemiológica de Saúde, Serviço de Atenção Especializada em DST/AIDS e hepatites virais – SAE, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.

As reuniões desse GT ocorrem mensalmente, onde são discutidas estratégias de atuação e atendimento integrado às vitimas de violência sexual e doenças sexualmente transmissíveis entre a Rede de Proteção Social do Município, articulada com o Centro Anita Garibaldi.

No que se refere à questão em pauta, a Prefeitura de Macaíba, além dos serviços municipais de enfrentamento às questões de violência sexual, desenvolve parcerias com a Universidade Potiguar – UNP, na verificação e identificação dessas violências, e também tem uma parceria com o Centro Anita Garibaldi para realizar o atendimento.

Na pauta da reunião, segundo a secretária Andrea Carla, titular da pasta municipal de Trabalho e Assistência Social, deu-se ênfase ao fluxo de encaminhamentos da rede de assistência social com a área da saúde para vítimas de violência sexual.