Na manhã desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou com êxito mais uma edição do projeto Sexta-feira sem Aedes. A ação ocorreu excepcionalmente numa quinta em virtude do fato de que o feriado de Tiradentes cai na sexta-feira desta semana.

Desta vez, a mobilização contra o mosquito Aedes aegypti foi feita no Vilar (parte de cima), onde agentes de endemias, agentes de saúde e alunos da rede pública percorreram a via para orientar a população e fazer visitas nas casas. No final, também houve borrifação. Paralelamente, uma equipe de limpeza pública coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) atuou na localidade.

“Eu acho muito importante isso, eu moro vizinho daqui [sic], mas todo mundo tem que se prevenir, pois temos que cuidar da nossa água, das nossas casas”, disse a senhora Raquel Ananias.

O projeto Sexta-feira sem Aedes foi iniciado em fevereiro deste ano e já passou por diversas comunidades. Faz parte do mutirão nacional de combate realizado em todos os estados visando intensificar junto à sociedade a identificação e eliminação dos possíveis focos dessa espécie de mosquito e alertar sobre as consequências de doenças por ele transmitidas: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.